Deri do Paloma é eleito prefeito de Jeremoabo(BA) com 55,23% dos votos

O candidato Deri do Paloma(PP) venceu neste domingo (3) a eleição suplementar de Jeremoabo, na região nordeste da Bahia. Ao todo, foram 94 seções eleitorais, sendo 52 na zona rural e 42 na zona urbana; mais de 21 mil eleitores compareceram para escolher o novo prefeito e vice-prefeito da cidade.

Conforme apurou a redação do Portal Carlino Souza, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são ao todo 26.756 eleitores aptos para votar. Deri e o candidato a vice Lula de Dalvinho (DEM) tiveram 55,23% dos votos válidos. Ao todo, a chapa conseguiu 11.441 votos, contra 9.275 do adversário Antônio Chaves (PSD), que terminou com o percentual de 44,77%.

Entenda 

As eleições municipais em Jeremoabo ficaram indefinidas. Isso porque a candidata à prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve seu registro indeferido e os votos não foram validados. Ela disputou o pleito de 2016 com recursos na Justiça Eleitoral.  

Após julgamento de recurso interposto pela candidata, a Corte eleitoral do TRE-BA decidiu, à unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura e excluir multa aplicada a candidata. Conforme a Resolução Administrativa - Nº 5/2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do TRE-BA.  

Além de Jeremoabo, outros 18 municípios brasileiros também realizaram eleições suplementares neste domingo. Eleitores dos seguintes municípios, Pirapora do Bom Jesus, Bariri e Turmalina (SP), Umari, Tianguá, Frecheirinha e Santana do Cariri (CE), Bom Jesus (RS), Niquelândia (GO), Vilhena (RO), Guanhães, Ipatinga e Pocrane (MG), João Câmara, Pedro Avelino, São José do Campestre, Parazinho e Galinhos (RN) compareceram as urnas.

Números

Dos mais de 26 mil eleitores de Jeremoabo, 21.461 (80,96%) compareceram as eleições suplementares deste domingo (3/6) e 5.048 (19,04%) se abstiveram. Do total de votos registrados, 542 (2,53%) foram votos nulos e outros 203 (0,95%) votos em branco. Esta foi a primeira vez, que ocorreu uma eleição suplementar foi realizada em Jeremoabo. 

100% DAS URNAS APURADAS


DERI DE PALOMA – 11.441 VOTOS (55,23%)
ANTÔNIO CHAVES – 9.275 VOTOS (44,77%)
DIFERENÇA –  2.166 VOTOS
ABSTENÇÕES – 9.275 (19,04%)
NULOS – 542 (2,53%)
BRANCOS –  203 (0,95%)

Com o resultado, Deri após várias tentativas, finalmente consegue vencer o grupo de “Tista de Deda” e quebra uma hegemonia que durava anos nas eleições municipais de Jeremoabo.

A diplomação dos eleitos está prevista para o próximo dia 18 de junho. Já a posse, para cumprimento de mandato até dezembro de 2020, deve ocorrer em 3 de julho. Já Antônio Chaves, que assumiu temporariamente a prefeitura ao ser escolhido presidente da câmara no início de 2017, voltará a assumir o cargo de vereador por Jeremoabo, a partir do dia 3 de próximo mês.

Da redação, Portal Carlino Souza – O Primeiro.


Nenhum comentário

Regras do site

Não serão aceitos comentários que:

1. Excedam 500 caracteres com espaço;

2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.

3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.