Tribunal de Justiça anula eleição da Câmara de Ribeira do Pombal-BA

O Tribunal de Justiça reconheceu que a chapa formada pelos vereadores Bebeto Alcântara, Nathan Brito, Rony de Zé Careca e Elias Brasil encontrava-se maculada por vício insanável
camara pombaln
Nesta terça-feira (21/06) os desembargadores da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia decidiram acolher recurso dos vereadores da oposição de Ribeira do Pombal para anular a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal e cassar a posse dos atuais ocupantes: Roberto Alcântara de Souza – presidente; Nathan Passos Brito – vice-presidente; Ronival Gois Rodrigues – 1º Secretário; e Elias Brasil da Conceição – 2º Secretário, ao tempo em que determinam, também, a reabertura e prosseguimento do processo eletivo para preenchimento dos cargos do referido órgão executivo com a chapa habilitada remanescente, formada pelos vereadores Sérgio Oliveira da Rocha – presidente; Alessandro de Melo Gomes Calasans – vice-presidente; José Domingos de Santana – 1º Secretário; e Antonio Bernardo da Costa Neto – 2º Secretário.

O Tribunal de Justiça reconheceu que a chapa formada pelos vereadores Bebeto Alcântara, Nathan Brito, Rony de Zé Careca e Elias Brasil encontrava-se maculada por vício insanável, no momento da eleição, visto que o vereador Nathan Brito, que postulou a vice-presidência para o biênio subsequente (2015/2016) estava impedido de disputar cargo sucessor de presidente (o de vice-presidente), pois de tal forma poderia configurar reeleição em eventual acordo espúrio ou em eventual substituição por conta de afastamento do presidente.

Roberto Alcântara de Souza- Bebeto

A apelação interposta pelos vereadores Toninho, Alessandro Calasans, Sérgio da Oficina e Dominguinhos foi acolhida pela unanimidade dos desembargadores, a partir do voto condutor do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Em nome dos apelantes, ocupou a tribuna, durante o julgamento, o advogado pombalense Gildson Gomes dos Santos , que pediu à Corte a comunicação imediata da decisão à Câmara Municipal, a fim de que seja reaberto sem retardo o processo eletivo com a “Chapa 2”, em virtude da desabilitação da “chapa 1”.


Os vereadores Toninho e Sérgio da Oficina ao lado de Dr Gomes
Por conta disso, a Câmara de Ribeira do Pombal encontra-se sem presidente, no momento, dado que a decisão foi proferida em sede de ação de mando de segurança.

A decisão ainda cabe recurso, porém , segundo o próprio Dr Gomes, não há efeito suspensivo, ou seja, a decisão é em definitivo até que um novo julgamento ocorra.
Fonte: Gazeta do Mell

Ainda não segue CARLINO SOUZA nas redes sociais? Corre lá!

Nenhum comentário

Regras do site

Não serão aceitos comentários que:

1. Excedam 500 caracteres com espaço;

2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.

3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.